NotíciasEmpréstimo

Aposentados podem pedir CONSIGNADO após REDUÇÃO de juros; veja como

Aposentados podem pedir consignado após anúncio da redução das taxas de juros. Veja como conseguir e quais são as condições.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que se destaca por suas condições atrativas. Este tipo de empréstimo é direcionado principalmente a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

Neste ano, o Governo Federal aprovou a redução das taxas de juros do consignado, beneficiando os beneficiários do INSS. 

Aposentados podem pedir CONSIGNADO após REDUÇÃO de juros; veja como
Veja como pedir consignado – Foto: Jeane de Oliveira

Veja como pedir consignado com taxa de juros reduzida

O crédito consignado para aposentados do INSS é uma linha de crédito com taxas de juros atrativas e descontos automáticos da folha de pagamento, facilitando o acesso ao crédito para essa população.

Como o consignado funciona?

As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do benefício previdenciário do INSS ou da folha de pagamento. Então, as taxas de juros são mais baixas do que as de outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal.

O prazo de pagamento pode chegar a 96 meses, proporcionando mais flexibilidade para o aposentado. O crédito pode ser utilizado para diversas finalidades, como pagamento de dívidas, realização de sonhos, reformas na casa, entre outras.

Qual é a taxa do consignado hoje?

Em 2024, o Governo Federal aprovou uma nova redução na taxa de juros do consignado, que acompanha a diminuição da Taxa Selic. Dessa forma, aposentados do INSS podem solicitar o empréstimo com taxas de 1,66% ao mês. 

A margem consignável, ou seja, o limite que pode ser descontado da folha de pagamento corresponde a 35% do valor do benefício do tomador de crédito. 

Quando o empréstimo pode se tornar uma armadilha

Apesar das vantagens, o empréstimo consignado também apresenta algumas armadilhas. A principal é o comprometimento da renda mensal, já que as parcelas são descontadas automaticamente, reduzindo o valor disponível para outras despesas. 

Na prática, o desconto automático causa uma relação de dependência com o banco, uma vez que o tomador de crédito pode solicitar outros empréstimos ou tipos de empréstimos. 

Antes de considerar o crédito, faça um cálculo de todos os custos, como juros e encargos. Lembre-se que os juros são mensais e o contrato dessa modalidade é longo, o que aumenta o custo total. 

Veja como acabar com as dívidas do seu consignado

O primeiro passo é analisar detalhadamente o orçamento mensal, identificando todas as fontes de renda e despesas. É importante verificar o quanto do salário está comprometido com o pagamento do consignado e outras obrigações financeiras. 

Reduzir gastos supérfluos e direcionar a economia para a quitação do empréstimo pode ajudar a aliviar a carga financeira. Esse pagamento extra reduz significativamente os juros desse empréstimo. 

Busque negociar as condições do empréstimo. Entrar em contato com a instituição financeira e solicitar uma revisão das taxas de juros ou um alongamento do prazo de pagamento pode resultar em parcelas menores e mais acessíveis.

Por fim, lembre-se de adotar uma postura preventiva. Ou seja, considere o empréstimo, apenas, em situações de emergência.

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo