NotíciasFinanças

Nova proposta do Banco Central pode ACABAR com o cartão de crédito; entenda

O Banco Central do Brasil estuda o Pix Garantido, derivado do Pix que pode substituir o uso do cartão de crédito em algumas situações. Veja como funciona.

O Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central do Brasil. Desde seu lançamento, tem transformado a forma como os brasileiros realizam transferências e pagamentos, oferecendo rapidez e praticidade. 

Em 2024, o BC anunciou mais uma novidade em relação ao Pix. De acordo com o órgão, haverá a criação do Pix Garantido, que poderá substituir o cartão de crédito em algumas ocasiões. 

Nova proposta do Banco Central pode ACABAR com o cartão de crédito; entenda
Proposta do Banco Central pode acabar com o cartão – Foto: Jeane de Oliveira

Entenda como vai funcionar a nova ferramenta do Banco Central

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo que permite a realização de transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias do ano. 

Criado pelo Banco Central, o Pix se destaca pela sua agilidade e facilidade de uso, possibilitando que o dinheiro seja transferido entre contas de diferentes instituições em segundos. 

Para utilizar o Pix, é necessário cadastrar uma chave, que pode ser o CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória.

Pix parcelado

O Pix Parcelado é uma modalidade que ainda não foi regulamentada pelo Banco Central, mas já está disponível em alguns bancos. Trata-se de uma possibilidade que funciona de forma semelhante ao cartão de crédito. 

O valor da compra pode ser dividido em várias parcelas mensais, facilitando o pagamento de valores mais altos. Além do mais, o consumidor pode pagar por bens ou serviços sem saldo na conta. As condições para o uso do pix parcelado variam de acordo com cada banco. 

Entenda a nova proposta do Banco Central

O órgão anunciou que estuda o Pix Garantido. A nova ferramenta vai possibilitar o parcelamento de compras via Pix. Contudo, não irá funcionar igual ao cartão de crédito. 

Ainda não existem muitos detalhes sobre a nova modalidade. O que se sabe até o momento é que será uma alternativa aos brasileiros que não usam cartão de crédito. 

O cartão de crédito pode acabar?

Não, o cartão de crédito não vai acabar. Apesar das inovações como o Pix Parcelado, o cartão de crédito continua sendo uma ferramenta importante no sistema financeiro. 

Ele oferece benefícios específicos, como programas de pontos, cashback e seguro de compras, que ainda são altamente valorizados pelos consumidores. 

As novas modalidades de pagamento vêm para complementar, e não substituir, o uso do cartão de crédito.

Entenda como funciona o parcelamento via Pix

Por mais que a modalidade não seja regulamentada pelo Banco Central, nada impede que as instituições financeiras ofereçam parcelamento via pix aos seus clientes. 

No parcelamento do Pix, o valor da compra é dividido em parcelas mensais, que podem ser debitadas automaticamente da conta do comprador. O processo funcionaria de forma semelhante ao cartão de crédito, onde o comprador escolhe a quantidade de parcelas no momento da compra. 

As instituições financeiras oferecem essa modalidade com condições específicas, como taxas de juros e prazos.

Bancos que oferecem pix parcelado

Diversos bancos e fintechs já estão começando a oferecer ou estudar a implementação do Pix Parcelado. Entre eles estão Banco do Brasil, Nubank e Digio. 

Por fim, vale mencionar que, em breve, o Banco Central divulgará novas informações sobre a nova modalidade de pix e as regras de uso. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo