NotíciasFinanças

Cartão de crédito pode ACABAR? Entenda como funciona o PIX garantido, a nova aposta do Banco Central

O Pix Garantido é um novo método de pagamento, que permite o parcelamento de compras sem o uso do cartão de crédito. Veja como vai funcionar.

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central do Brasil. Ele veio para transformar a maneira como as transações financeiras são realizadas no país. 

Com rapidez, simplicidade e segurança, tornou-se uma das principais formas de pagamento entre os brasileiros. Agora, o BC estuda o Pix Garantido, que possibilitará o parcelamento de compras sem o uso de cartão de crédito. 

Cartão de crédito pode ACABAR Entenda como funciona o PIX garantido, a nova aposta do Banco Central
Pix garantido pode acabar com o cartão de crédito – Foto: Jeane de Oliveira

Pix garantido permite parcelamento de compras sem limite de crédito; veja como funciona

O Pix é um sistema de pagamento eletrônico instantâneo. Lançado em novembro de 2020, permite transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

Através do Pix, é possível enviar e receber dinheiro em segundos, utilizando apenas informações simples, como CPF, e-mail ou número de telefone.

Como o pix funciona?

O funcionamento do Pix é bastante simples. Para utilizar o sistema, é necessário ter uma conta em uma instituição financeira participante e cadastrar uma chave Pix, que pode ser o CPF, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória. 

Após o cadastro, as transferências são realizadas instantaneamente, sem necessidade de intermediários ou horários específicos.

Como o Pix Garantido vai funcionar?

O Pix Garantido, anunciado pelo Banco Central em 2024, é uma nova funcionalidade que permite parcelar compras e pagamentos recorrentes de forma instantânea e segura, sem a necessidade de cartão de crédito.

Com o Pix Garantido,os brasileiros poderão:

  • Dividir suas compras em até 24 parcelas diretamente no aplicativo do seu banco ou fintech;
  • Agendar pagamentos para datas futuras, como contas de consumo, aluguel ou mensalidades;
  • Realizar pagamentos recorrentes de forma automática, como assinaturas de serviços ou planos de investimento.

O cartão de crédito pode acabar?

Por mais que muitas pessoas tenham esse medo, é pouco provável que o pix garantido acabe com o cartão de crédito. Da mesma forma que continuamos com o uso do débito após o advento do pix. 

Na verdade, será uma nova possibilidade de pagamento para o consumidor, com regras diferentes do cartão de crédito. O Banco Central anunciou o projeto neste ano e ainda não há mais detalhes de como irá funcionar o Pix Garantido. 

Bancos que já permitem parcelar o Pix 

O Pix parcelado é uma funcionalidade que permite a realização de pagamentos em parcelas, similar ao que ocorre com cartões de crédito. 

Essa modalidade possibilita ao usuário dividir o valor de uma compra ou pagamento em várias vezes, diretamente pelo sistema Pix. É uma alternativa para quem busca praticidade e flexibilidade nas transações.

Bancos que oferecem pix parcelado

Vários bancos e instituições financeiras oferecem a opção de Pix parcelado. Entre eles, destacam-se:

  • Banco do Brasil;
  • Itaú Unibanco;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Nubank.

Essas instituições proporcionam aos clientes a possibilidade de utilizar o Pix parcelado, facilitando o pagamento de compras e serviços de maneira prática e segura. Lembre-se que o pix parcelado é diferente do Pix Garantido, que ainda não foi lançado pelo BC. 

Bancos podem cobrar pelo Pix?

Em geral, não! As transferências realizadas entre pessoas físicas são gratuitas. Além do mais, consumidores que adquirem produtos ou serviços também não pagam pela transferência. 

Contudo, existem bancos que cobram para empresas ou pessoas jurídicas receberem dinheiro através do Pix. A prática é regulamentada pelo Banco Central. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo