NotíciasFinanciamento

Comunicado URGENTE aos estudantes que usam FIES; veja

Os estudantes do FIES recebem um comunicado importante do Governo Federal, sobre a renegociação de dívidas. Entenda as mudanças.

O FIES, sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Governo Federal criado em 1999 com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. 

O programa oferece financiamentos com juros subsidiados para estudantes matriculados em cursos presenciais e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Muitos brasileiros que usam o FIES, no entanto, se queixam das dívidas do programa. Por isso, o Governo Federal prorrogou o prazo do Desenrola para esta categoria. 

Comunicado URGENTE aos estudantes que usam FIES; veja
Confira o comunicado aos estudantes que usam FIES – Foto: Jeane de Oliveira

Desenrola FIES é prorrogado até esta data! Não perca a oportunidade de renegociar dívidas estudantis 

Em 2023, o Governo Federal criou o Desenrola – programa que possibilita a renegociação de dívidas de brasileiros com o nome sujo. Devido ao sucesso da iniciativa, o MEC (Ministério da Educação) a estendeu para o FIES. 

O prazo inicial para a renegociação pelo Desenrola FIES era até 31 de maio. Mas, o Governo prorrogou para 31 de agosto, em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul. 

O que é Desenrola FIES?

O Desenrola FIES, programa criado pelo Governo Federal em novembro de 2023, oferece aos devedores do Fundo de Financiamento Estudantil a oportunidade de renegociar suas dívidas em atraso com condições facilitadas.

O programa oferece descontos de até 99% sobre os juros e multas das dívidas em atraso, proporcionando um alívio significativo para os devedores.

Condições de pagamento

As dívidas renegociadas podem ser parceladas em até 150 meses, facilitando o pagamento e cabendo no bolso do devedor.

Para aderir ao programa, é necessário dar uma entrada mínima de 5% do valor total da dívida, o que torna o programa acessível para a maioria dos devedores.

As cobranças das dívidas do FIES em atraso são suspensas durante o processo de renegociação, proporcionando um respiro para o devedor.

Por fim, após a quitação das parcelas renegociadas, o nome do devedor é limpo dos órgãos de proteção ao crédito, permitindo que ele volte a ter acesso a crédito e serviços financeiros.

Quem pode participar do programa?

De acordo com o MEC, para participar do Desenrola, os brasileiros devem atender aos seguintes critérios:

  • Devedores com contratos FIES firmados até 31 de dezembro de 2017;
  • Dívidas em atraso a partir de 30 de junho de 2023;
  • Devedores que não estejam em litígio com o FIES.

Como participar?

  • Acesse o portal do Desenrola FIES;
  • Informe seu CPF e senha do gov.br;
  • Siga as instruções na tela para preencher o formulário de renegociação;
  • Escolha a opção de pagamento que melhor se encaixa em suas condições;
  • Aguarde a análise do seu pedido.

Vale lembrar que o prazo inicial para aderir ao Desenrola FIES era até 31 de maio de 2024. No entanto, devido à baixa adesão no Rio Grande do Sul, causada pelas enchentes, o prazo foi prorrogado até 31 de agosto de 2024.

Os brasileiros de todos os estados podem renegociar pelo novo prazo. Não perca a chance! Para mais informações, acesse o portal do Desenrola FIES: https://desenrola.gov.br/

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo