NotíciasEmpréstimo

Veja o segredo para economizar R$ 20 MIL amortizando as prestações do seu EMPRÉSTIMO consignado

Embora o consignado se caracterize por taxas menores, essa modalidade de crédito tem um tempo de contrato longo. Na prática, os brasileiros pagam mais juros do que em outros empréstimos.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que tem ganhado popularidade entre os brasileiros devido às suas condições diferenciadas e taxas de juros reduzidas.

Essa forma de empréstimo se destaca por sua segurança e acessibilidade, sendo uma opção atrativa para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas. Poucas pessoas sabem, mas é possível diminuir os juros do consignado, amortizando as prestações da dívida. 

Veja o segredo para economizar R$ 20 MIL amortizando as prestações do seu EMPRÉSTIMO consignado
Saiba como economizar com o empréstimo consignado – Foto: Jeane de Oliveira

Como economizar com o empréstimo consignado; guia para amortização de dívidas

Muitos bancos vendem a ideia do consignado como um empréstimo que cobra taxas de juros menores. Ele é destinado, sobretudo, aos servidores públicos e aposentados, já que as prestações são descontadas diretamente da folha de pagamento. 

Como ambas as categorias têm um benefício vitalício, o risco de inadimplência é muito baixo e, em troca, as taxas de juros são menores. Contudo, os contratos dessa modalidade de crédito costumam ser maiores do que outros empréstimos. 

Na prática, os juros cobrados pelos bancos acabam sendo tão grandes – ou até maiores – do que outros tipos de empréstimos. A boa notícia é que existe como diminuir o valor pago ao banco, através da amortização das dívidas. 

O que é amortização de dívidas?

A amortização de dívidas é uma estratégia financeira que visa reduzir o saldo devedor de um ou mais empréstimos de forma mais rápida do que o previsto no contrato original.

Em outras palavras, significa pagar mais do que o valor mínimo das parcelas, utilizando o valor excedente para diminuir o principal da dívida e, consequentemente, os juros futuros.

Como funciona a amortização de dívidas para o empréstimo consignado?

Em primeiro lugar, saiba que você pode fazer pagamentos adicionais a qualquer momento, mesmo sem valor fixo. Todos os meses, o banco desconta, de forma automática, uma porcentagem do seu salário para pagar o empréstimo. 

Caso deseje fazer a amortização, deve acionar o seu banco e pagar o valor desejado. Dessa forma, a sua dívida diminui e consequentemente, o número de prestações – ou o valor delas, também diminui. 

Por lei, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer a amortização do consignado. Portanto, se o banco se recusar a chegar a um acordo, procure os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou Banco Central. 

Não faça a amortização antes de saber disso

O primeiro passo é determinar quanto você deseja amortizar e em quanto tempo. Para fazer a conta, você deve ter três fatores em mente: os juros cobrados em seu consignado, o valor do seu salário e o valor das prestações. 

Em seguida, é necessário organizar seu orçamento e definir valores que você pode amortizar sem comprometer suas finanças. Especialistas recomendam que, antes de iniciar a amortização, você tenha uma quantia guardada como reserva de emergência. 

Finalmente você pode começar a fazer os pagamentos adicionais. Não deixe de pagar a amortização sempre que possível, mesmo que sejam valores pequenos.

Por fim, acompanhe a evolução da amortização do seu empréstimo para manter a motivação. Seguindo um bom planejamento, você terminará de pagar seu consignado antes do que você imagina. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo