NotíciasEmpréstimo

Empréstimo MEI já foi APROVADO pela Caixa

O novo empréstimo da Caixa Econômica Federal libera mais de R$ 20 mil para quem é MEI. Veja quais são as condições da linha de crédito.

Em abril de 2024, o governo federal anunciou um novo empréstimo para quem é MEI (microempreendedor individual). O ProCred 360 garante condições mais acessíveis para a categoria, incentivando o empreendedorismo. 

No entanto, a linha de crédito demorou mais do que o esperado para sair do papel, fazendo com que muitos empreendedores ficassem em dúvida sobre como resgatar o valor. Depois de quase três meses, a espera chegou ao fim. 

A Caixa Econômica Federal e outro banco anunciaram a liberação do crédito. Além dos microempreendedores, microempresas (MEs), também podem se beneficiar. Entender as regras é essencial para aproveitar as melhores oportunidades. 

Empréstimo MEI já foi APROVADO pela Caixa
Caixa libera novo empréstimo do MEI – Foto: Jeane de Oliveira

Empréstimo do MEI tem taxas de juros de 5% ao ano; veja as condições

O MEI é uma categoria empresarial que possibilita a formalização de pequenos negócios com receita bruta anual limitada. Essa modalidade é ideal para trabalhadores autônomos que desejam regularizar suas atividades e acessar benefícios como crédito.

Apesar de serem negócios pequenos, os empreendedores podem enfrentar situações que exigem capital adicional, seja para aquisição de insumos, investimento em marketing ou para cobrir despesas inesperadas. 

O acesso a crédito é essencial para a manutenção e sustentabilidade do negócio. Por essa razão, a Caixa anunciou sua adesão ao ProCred.

Caixa já liberou empréstimo do MEI

Conforme informações da estatal, a solicitação poderá ser realizada em uma agência ou no site da instituição. O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmaram que a Caixa começou a oferecer o crédito em 1º de agosto.

Por que o ProCred demorou tanto para ser implementado?

O ProCred 360 foi criado pelo Governo Federal e deveria ter ficado disponível em junho. No entanto, a modalidade demorou cerca de dois meses para ser liberada pelos bancos, sendo o Banco do Brasil a primeira instituição a disponibilizar os valores.

Contudo, essa informação não foi amplamente divulgada, gerando dúvidas entre os MEIs. Vale destacar que Haddad afirmou que o Itaú também participará do ProCred 360.

Segundo o economista, a demora na liberação ocorreu porque os bancos estavam aperfeiçoando o sistema do empréstimo. A expectativa é de que novas instituições anunciem a adesão ao ProCred 360 em breve.

Como funciona o ProCred 360?

De acordo com Márcio França, os juros serão inferiores aos do Pronampe, com expectativa de que não ultrapassem 5% ao ano, além da Selic. O valor do empréstimo varia, mas pode chegar a R$ 20 mil.

As condições de pagamento podem mudar entre as instituições. No Banco do Brasil, por exemplo, o pagamento poderá ser feito em até 72 meses. 

Veja também: Governo divulga novas regras para saque do Pix MEI

Não é só o ProCred! Confira outras opções de empréstimos para microempreendedores

Os MEIs podem acessar diferentes modalidades de empréstimos, incluindo:

  • Antecipação de recebíveis: permite o recebimento antecipado de valores de vendas a prazo;
  • Cartão PJ: um cartão de crédito direcionado a pessoas jurídicas, facilitando compras e pagamentos;
  • Empréstimo com garantia: apresentando um bem como garantia, é possível obter condições mais favoráveis;
  • Microcrédito: voltado para pequenos empreendedores, com valores reduzidos e juros acessíveis;
  • Ações de fomento ao empreendedorismo: programas que oferecem suporte financeiro e técnico para o desenvolvimento do negócio.

Pronampe

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é uma iniciativa do governo que visa facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores. 

Por meio desse programa, os MEIs podem obter condições vantajosas e taxas de juros reduzidas, impulsionando suas atividades. A taxa é de 6% ao ano mais a Selic, e o Pronampe pode ser solicitado na Caixa e no Banco do Brasil.

Veja também: Caixa Tem divulga regras para pedir cartão SEM anuidade

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo