NotíciasEmpréstimo

Governo LANÇA consignado do FGTS e trabalhadores podem contratar empréstimo com juros menores

O consignado do FGTS é uma alternativa para brasileiros que desejam fugir dos juros de outras modalidades. Contudo, a linha de empréstimo ainda não está disponível.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado para proteger os trabalhadores em caso de demissão sem justa causa. 

Administrado pela Caixa Econômica Federal, o fundo é uma importante ferramenta de segurança financeira e pode ser utilizado em diversas situações, incluindo a compra de imóveis e a complementação de renda em momentos de necessidade.

Governo LANÇA consignado do FGTS e trabalhadores podem contratar empréstimo com juros menores
Confira mais detalhes sobre o consignado do FGTS – Foto: Jeane de Oliveira

Como funciona o consignado do FGTS e quem poderá solicitar o novo empréstimo?

Em primeiro lugar, é necessário entender o que é o FGTS. Ele é  financiado pelos empregadores, que devem depositar mensalmente 8% do salário bruto de cada empregado em uma conta específica vinculada ao trabalhador. 

Esses depósitos são obrigatórios para todos os trabalhadores com carteira assinada, incluindo trabalhadores rurais, temporários, avulsos e atletas profissionais. O valor acumulado pode ser utilizado pelo trabalhador em várias situações previstas em lei.

Como funciona o resgate do FGTS em caso de demissão?

O saque-rescisão é uma das principais modalidades de saque. Ele é permitido em casos de demissão sem justa causa. O trabalhador pode sacar o saldo total disponível na conta, além de uma multa de 40% sobre o valor total do fundo. 

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário é uma opção que permite ao trabalhador retirar parte do saldo do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão do saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa. 

O valor retirado depende do saldo total da conta, seguindo uma tabela progressiva de alíquotas. Alguns bancos permitem que os trabalhadores antecipem o saque, como uma forma de empréstimo. 

É justamente aí que entra a nova modalidade de consignado. O Governo Federal pretende acabar com a antecipação do saque-aniversário e substituir pelo consignado que usa o FGTS como garantia. 

Como antecipar o saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário é uma modalidade de crédito que permite ao trabalhador antecipar os valores das próximas parcelas anuais do saque-aniversário. 

É uma forma de obter recursos imediatos utilizando o saldo do FGTS como garantia. O trabalhador pode antecipar até três anos de saque, recebendo o valor à vista.

Confira mais detalhes do consignado do Fundo de Garantia

O crédito consignado é um tipo de empréstimo com desconto direto na folha de pagamento. Trabalhadores com carteira assinada podem solicitar essa modalidade de empréstimo, desde que o empregador tenha convênio com alguma instituição financeira. 

A proposta do Governo é ampliar o acesso ao consignado por trabalhadores de carteira assinada, usando o FGTS como garantia. O Conselho Curador do Fundo de Garantia apoiou a mudança. Contudo, ela ainda precisa passar pela análise do Congresso. 

Como vai funcionar?

Ainda não foram divulgados todos os detalhes. No entanto, o que se sabe até o momento, é que o crédito poderá ser solicitado pelo app da Carteira de Trabalho Digital, com taxas de juros menores do que as praticadas hoje em dia. 

Quais são os riscos do consignado?

Apesar das vantagens, o crédito consignado apresenta alguns riscos. O principal é o comprometimento excessivo da renda mensal, o que pode levar a dificuldades financeiras e endividamento. 

Além disso, em caso de demissão, o trabalhador pode ter que arcar com o pagamento integral do saldo devedor, perdendo o FGTS. Por essa razão, a nova proposta do Governo é tão criticada quanto o saque-aniversário. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo