NotíciasFinanças

Governo libera novo BENEFÍCIO para o MEI; veja como sacar

O Microempreendedor Individua (MEI) poderá contratar linhas de crédito exclusivas, com juros menores do que os praticados no mercado. Entenda.

O MEI (Microempreendedor Individual) pode ter dificuldade para contratação de empréstimos. Muitas vezes, a análise não é aprovada pelos bancos. Além do mais, a categoria, geralmente, dispõe de menos recursos do que outras empresas para o pagamento de juros. 

Por essa razão, o Governo Federal lançou o Programa Acredita, que possibilita a contratação de crédito facilitado ao MEI. A iniciativa também estabelece  outras vantagens para a categoria. 

Governo libera novo benefício para o MEI; veja como sacar
Quem é microempreendedor pode ter acesso a novo benefício – Foto: Jeane de Oliveira

MEI terá acesso ao crédito de forma facilitada; entenda o novo  programa de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou recentemente o programa Acredita, uma iniciativa voltada para fornecer crédito e renegociar dívidas de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. 

Este programa visa fortalecer o setor de pequenos negócios no Brasil, oferecendo condições mais favoráveis de acesso a crédito e alívio de dívidas. O Programa tem 4 eixos e é destinado a vários tipos de empreendedores. Nesta matéria, vamos focar em quem é MEI. 

Desenrola MEI

O eixo “Acredita no Seu Negócio” é um dos pilares do programa, focado na renegociação de dívidas de pequenos empreendedores. Inspirado no programa Desenrola Brasil, este eixo promove a renegociação de dívidas bancárias, oferecendo melhores condições para os pequenos negócios. 

Este segmento é destinado ao MEI, microempresas e empresas de pequeno porte. A ideia é que essas entidades possam negociar diretamente com os bancos, utilizando créditos presumidos como incentivo para as instituições financeiras. Os descontos podem chegar até 90%, proporcionando um alívio significativo para os empresários.

Procred 360

O Procred 360 é uma nova modalidade de crédito ao MEI que pretende suprir as lacunas deixadas pelo Pronampe. Com potencial para liberar R$ 12 bilhões em empréstimos, este eixo é uma oportunidade para empreendedores que precisam de capital para expandir seus negócios.

Os bancos começarão a oferecer essa linha de crédito em até dois meses, após ajustes no estatuto do Fundo Garantidor de Operações (FGO). 

As empresas poderão solicitar crédito diretamente nos bancos, com pagamento em até 60 vezes. A taxa de juros será composta pela taxa Selic, atualmente em 10,75%, acrescida de 5% ao ano.

O que é o FGO?

O Fundo Garantidor de Operações (FGO) é usado para financiar o Programa Acredita, por meio dos recursos excedentes do Desenrola Brasil. 

Isso visa assegurar que os bancos possam conceder crédito com menos risco, incentivando a participação das instituições financeiras e facilitando o acesso ao crédito para os pequenos negócios.

Quem tem nome sujo pode ser microempreendedor?

MEI
Foto: Jeane de Oliveira

As novas ações do Governo oferecem novas oportunidades de crédito ao MEI. Com isso, se torna vantajoso se inscrever na modalidade. Até mesmo as pessoas com CPF negativado podem se cadastrar como microempreendedor individual. 

Na verdade, não existem restrições em relação às dívidas e a inscrição é gratuita no Gov.br. No entanto, a partir do momento que o MEI é cadastrado, ele deve arcar com a contribuição obrigatória todos os meses. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo