Não recebi a restituição do IRPF no primeiro lote, e agora? Veja o que fazer!
Muitas pessoas não recebem o pagamento da restituição no primeiro lote e, quando isso ocorre, acabam ficando com receio de não ter acesso aos valores.
A restituição do IRPF ocorre quando o valor pago ao longo do ano pelo contribuinte, por meio de retenções na fonte ou recolhimentos mensais, excede o imposto efetivamente devido. Neste caso, a Receita Federal devolve a diferença, corrigida pela taxa Selic, diretamente na conta bancária informada.
Esse valor pode representar um reforço financeiro importante para muitos brasileiros. No entanto, nem todos recebem a restituição de forma imediata, pois o pagamento ocorre em lotes distribuídos ao longo de vários meses, para contemplar todos.
Assim, acompanhar o processamento da declaração e entender o motivo de não estar no primeiro lote da restituição torna-se essencial para garantir o recebimento correto e no tempo certo. Dessa forma, é importante ficar de olho nas regras e datas de pagamento.

Neste artigo, você vai ver:
Quem recebe a restituição no primeiro lote?
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 já foi liberado para consulta pela Receita Federal, com previsão de pagamento em 30 de maio. Ele contempla 6,257 milhões de contribuintes e totaliza R$ 11 bilhões, sendo o maior lote da história em volume financeiro.
A prioridade nesse grupo segue critérios legais, beneficiando cidadãos em situação mais vulnerável ou com maior idade, além de premiar práticas que facilitam o processamento da Receita, como o uso da declaração pré-preenchida e a escolha do Pix como forma de recebimento.
Entre os contribuintes prioritários estão pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, seguidas pelos que têm 60 anos ou mais, portadores de deficiência ou de moléstia grave. Além disso, profissionais do magistério com essa atividade como principal fonte de renda também integram os primeiros lotes.
Aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo Pix foram adicionados à lista de prioridades. Demais contribuintes recebem conforme a ordem de entrega e conforme o andamento da análise da Receita.
Não recebi a restituição no primeiro lote, e agora?
Se o contribuinte não está no primeiro lote, deve primeiro verificar o status da sua declaração no sistema Meu Imposto de Renda, dentro do portal e-CAC. Diversos fatores podem explicar a ausência, como estar em fila de processamento, ter pendências, estar em malha fina ou possuir débitos em aberto.
Outra causa possível é a informação incorreta ou desatualizada da conta bancária, que impede o depósito da restituição. A consulta deve ser feita acessando o e-CAC com a conta gov.br e clicando na seção Meu Imposto de Renda. Na tela, o sistema mostrará imediatamente o status da declaração e as pendências.
Caso identifique problemas, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora, corrigindo os dados informados. Se a conta bancária estiver incorreta ou encerrada, será necessário aguardar a devolução automática do valor ao Tesouro Nacional para, depois, solicitar o reagendamento do crédito.
Entendendo os status da restituição
A Receita Federal apresenta diferentes status para cada declaração. Conhecê-los ajuda a entender em que etapa do processo sua restituição se encontra e quais ações tomar, se necessário.
- Em processamento: Indica que a Receita recebeu a declaração, mas ainda não finalizou a análise. Não há necessidade de ação neste momento.
- Processada: A Receita concluiu o processamento, mas o valor ainda pode ser revisto dentro de até cinco anos. O contribuinte já pode estar na fila da restituição.
- Em fila de restituição: O contribuinte tem direito à restituição, mas o valor ainda não foi disponibilizado. A data do crédito depende do cronograma da Receita.
- Com pendências: Foram identificadas inconsistências na declaração. O contribuinte deve acessar o sistema e fazer as correções necessárias por meio de uma retificação.
- Em análise: A Receita aguarda documentos solicitados ou está avaliando documentos entregues pelo contribuinte. A recomendação é acompanhar o processo.
- Retificada: O contribuinte enviou uma nova declaração que substitui a anterior. O processamento recomeça a partir dessa versão atualizada.
- Cancelada: A declaração foi anulada por solicitação do contribuinte ou por decisão da Receita. É necessário apresentar nova declaração.
- Tratamento manual: A declaração está em análise individualizada. O contribuinte deve aguardar contato formal da Receita.
- Não entregue: A declaração ainda não foi enviada para a Receita. O prazo termina em 30 de maio.
- Omissão de entrega: O contribuinte está obrigado a declarar, mas ainda não cumpriu essa exigência. É necessário enviar a declaração o quanto antes.
- Consta como dependente: A pessoa foi incluída como dependente em outra declaração e, portanto, não pode apresentar declaração própria.
- Recepcionada: A declaração foi recebida pela Receita, mas ainda aguarda processamento.
- Aguardando processamento: A Receita já recebeu a declaração, mas a análise ainda não teve início.
Quando será o pagamento da restituição?
A restituição do Imposto de Renda 2025 será feita em cinco lotes mensais, com início em 30 de maio e término em 30 de setembro. A data exata do pagamento depende da data de envio da declaração, do uso da declaração pré-preenchida, da forma de recebimento escolhida e do perfil do contribuinte.
Lote | Data de Pagamento |
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1º lote | 30 de maio |
2º lote | 30 de junho |
3º lote | 31 de julho |
4º lote | 29 de agosto |
5º lote | 30 de setembro |
Para consultar o lote em que será pago, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC, entrar na área “Meu Imposto de Renda” e verificar o status da restituição. Também é possível usar o aplicativo oficial da Receita Federal. Se o contribuinte estiver com pendências, elas serão informadas.