NotíciasFinanças

Nubank ultrapassa o Itaú e se torna o banco mais VALIOSO da AMÉRICA LATINA; como isso afeta seu bolso

A liderança do Nubank em relação aos bancos tradicionais revela uma nova tendência no mercado financeiro. Veja como a mudança pode impactar suas finanças.

Fundado em 2013, o Nubank rapidamente se tornou conhecido por grande parte da população brasileira. O banco se destaca por oferecer serviços financeiros sem burocracias. Além do mais, tornou as aplicações financeiras mais acessíveis. Atualmente, a fintech passou bancos tradicionais como o Itaú – até então, o maior banco privado da América Latina. Veja como as mudanças podem afetar seu bolso. 

Nubank é o banco mais valioso do Brasil – Foto: Jeane de Oliveira

Nubank supera Itaú e se torna o banco mais valioso da América Latina: o que isso significa?

Na última terça-feira (28), as ações do Nubank fecharam em alta de 3,8%, elevando a capitalização de mercado da fintech para US$ 58,2 bilhões. Com isso, o Nubank superou o valor de mercado do Itaú, que fechou em cerca de US$ 56 bilhões, tornando-se novamente o banco mais valioso da América Latina. Essa mudança foi impulsionada pelos fortes resultados do primeiro trimestre, que elevaram o valor das ações da empresa em 46% neste ano.

Como o Nubank cresceu tanto nos últimos anos?

A fintech, que conta com a Berkshire Hathaway de Warren Buffett e a Sequoia Capital como acionistas, começou oferecendo cartões de crédito com limites baixos e aplicativos fáceis de usar. 

Desde então, expandiu suas operações para o México e a Colômbia. No último trimestre, o Nubank adicionou 5,5 milhões de clientes, alcançando a marca de 100 milhões de usuários nos países. Este crescimento acelerado é um dos principais fatores que impulsionaram a valorização das ações da empresa.

Apesar do crescimento, analistas alertam para a volatilidade das ações do Nubank. A fintech tem se mostrado capaz de navegar bem pelo ciclo de crédito conturbado, mas possui um apetite maior por riscos, o que pode levar a um aumento nas provisões nos próximos trimestres. A qualidade do crédito da empresa apresentou alguma deterioração recentemente, enquanto o Itaú parece ter deixado o pior da inadimplência para trás.

Como as mudanças podem interferir nas finanças pessoais dos brasileiros 

Itaú
Foto: Jeane de Oliveira

Em primeiro lugar, tais mudanças afetam,sobretudo, investidores. Muitos acionistas passaram a considerar a fintech como a melhor opção na bolsa de valores. No entanto, o Itaú é visto como um investimento mais previsível e menos volátil – mesmo que as ações do banco estejam sendo negociadas com algum desconto em relação à média histórica. 

Embora o Nubank tenha potencial de crescimento e capacidade de causar disrupção em outros mercados, suas ações são consideradas mais arriscadas. A XP Investimentos destaca que, apesar do otimismo em relação ao Nubank, prefere as ações do Itaú para o longo prazo devido à previsibilidade dos resultados.

Mercado de crédito

Em relação ao mercado de crédito, a mudança em relação ao Nubank é vista como positiva. Afinal de contas, a concorrência entre as instituições financeiras pode fazer com que ambas as instituições melhorem seus serviços e ofereçam condições mais atrativas, em busca de fidelizar clientes. 

Para abrir sua conta no Nubank, acesse o app, disponível na Apple Store ou Play Store. Caso deseje abrir uma conta no Itaú, acesse o site da instituição. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo