NotíciasFinanciamento

Número de brasileiros que pedem FINANCIAMENTO de veículos é o maior em 10 anos; entenda como funciona a modalidade de crédito

O aumento pela procura de financiamento de veículos reflete um novo comportamento dos consumidores brasileiros. Entenda.

O número de brasileiros que pedem financiamento de veículos é o maior em 10 anos, aponta o Banco Central. De acordo com o órgão, essa modalidade de crédito cresceu 26,8% no último ano. 

Para especialistas, isso é o reflexo do fim da crise financeira que o país enfrentou nos últimos anos, que se agravou na pandemia. Vale mencionar que essa modalidade de crédito tem suas vantagens, mas pode comprometer o orçamento familiar. 

Número de brasileiros que pedem FINANCIAMENTO de veículos é o maior em 10 anos; entenda como funciona a modalidade de crédito
Brasileiros fazem financiamento de veículos – Foto: Jeane de Oliveira

Financiamento de veículos cresce; entenda sobre essa modalidade de crédito

O financiamento de veículos se tornou uma ferramenta essencial para a realização do sonho de ter um carro novo ou usado no Brasil. 

Através dessa modalidade de crédito, é possível adquirir o veículo desejado com parcelas que cabem no bolso, diluindo o valor total do bem em prazos de pagamento flexíveis.

Como funciona o financiamento de veículos?

No financiamento de veículos, você toma um empréstimo da instituição financeira escolhida para cobrir o valor total ou parte do preço do carro. O valor restante, conhecido como entrada, precisa ser pago no momento da contratação.

Em troca do empréstimo, você paga juros ao longo do prazo, que é o tempo que você tem para quitar a dívida. 

O valor total dos juros varia de acordo com o valor financiado, o prazo do pagamento, o perfil de crédito do cliente e as taxas de juros praticadas pela instituição financeira.

Por que essa modalidade de crédito cresceu nos últimos anos?

Em primeiro lugar, o financiamento torna possível a compra de um veículo novo ou usado, mesmo que você não tenha todo o valor disponível no momento.

Além do mais, as parcelas do financiamento são diluídas ao longo do prazo do pagamento, o que as torna mais acessíveis do que pagar o valor total do carro à vista.

Em muitos casos, o consumidor escolhe o prazo de pagamento que melhor se encaixa no seu orçamento e nas suas necessidades.

Por fim, algumas instituições financeiras oferecem benefícios adicionais para quem opta pela modalidade, como seguro do carro, serviços de assistência 24 horas e descontos em lojas parceiras.

O que você deve considerar antes de contratar a linha de crédito

As taxas costumam ser altas. Ao financiar um veículo, você paga juros sobre o valor emprestado, o que aumenta o custo total do bem.

Ou seja, se você não conseguir pagar as parcelas do financiamento em dia, poderá ter o veículo retomado pela instituição financeira e ainda sofrer com as consequências da inadimplência, como a inscrição em serviços de proteção ao crédito.

É melhor escolher o consórcio? Entenda as diferenças das modalidades de crédito

Financiamento
Foto: Jeane de Oliveira

A escolha entre consórcio e financiamento para comprar um carro depende de diversos fatores, como sua necessidade de ter o veículo imediatamente, disponibilidade de recursos para dar entrada, tolerância a riscos e perfil de planejamento financeiro.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, vamos analisar as principais vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Confira as diferenças

O consórcio não cobra taxas de juros, mas o tempo de espera para ser contemplado com a carta de crédito pode ser longo. Além do mais, o brasileiro ainda precisa arcar com taxas de administração e seguro. 

A modalidade é mais barata que um financiamento, mas pode não ser uma boa opção para quem tem pressa. Por outro lado, ao financiar um veículo, o cliente consegue comprar o bem assim que fechar o contrato. Contudo, as taxas de juros podem dobrar o valor do veículo. 

Para comparar as diferentes taxas, acesse o site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo