NotíciasEmpréstimo

Quer fugir dos JUROS dos bancos? Confira opções de empréstimos com taxas atrativas

Os juros dos bancos se tornam motivo de preocupação dos brasileiros que desejam solicitar um empréstimo. Confira as opções mais atrativas.

Muitos brasileiros desejam pedir um empréstimo ao banco mas desistem da ideia ao se deparar com as taxas de juros. Afinal de contas, o valor total pago ao banco costuma ser muito maior da quantia que o cliente pegou emprestado. A boa notícia é que existe uma modalidade de crédito conhecida pelas taxas de juros menores. 

Quer fugir dos JUROS dos bancos? Confira opções de empréstimos com taxas atrativas
Esta modalidade de empréstimo tem um valor baixo de juros – Foto: Jeane de Oliveira

Empréstimo com taxas de juros baixas: tudo sobre o consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que se destaca pelas suas taxas de juros reduzidas e facilidade de aprovação. É uma opção viável para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas que precisam de dinheiro com rapidez e segurança. 

Vamos entender melhor como funciona o empréstimo consignado, suas vantagens e desvantagens, e em quais situações ele pode ser uma boa escolha.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito onde as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do solicitante. Isso significa que o pagamento é automático, o que reduz o risco de inadimplência e, consequentemente, as taxas de juros são mais baixas. 

Para contratar esse tipo de empréstimo, é necessário que a instituição financeira tenha um convênio com o empregador ou com o órgão pagador do benefício. Historicamente, servidores públicos e beneficiários do INSS são os que mais contratam esta modalidade de crédito, embora trabalhadores da CLT também possam solicitar.

Documentos necessários

Para contratar um empréstimo consignado, são necessários os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Limites e taxas de juros

De acordo com a lei o valor das parcelas não pode exceder 40% do salário do servidor público ou 45% do benefício do aposentado ou pensionista do INSS. Em relação aos juros, as taxas são de 1,8% ao mês para funcionários públicos e 1,68% para benefícios do INSS. 

Vale a pena contratar um consignado?

Consignado
Foto: Jeane de Oliveira

Conforme já mencionado, comparado a outras modalidades de crédito, o consignado oferece taxas de juros menores, já que o risco de inadimplência é reduzido pelo desconto direto na folha de pagamento.

Além do mais, a aprovação é mais rápida e fácil, devido à garantia do desconto automático. Mesmo pessoas com nome negativado podem ter acesso a essa linha de crédito. Contudo, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração antes do brasileiro optar pela modalidade. 

Risco de perda de emprego

Mesmo que as taxas de juros sejam atrativas, a modalidade não é indicada para trabalhadores CLT. Afinal, perder o emprego pode significar a necessidade de quitar o empréstimo de uma só vez.

No caso de servidores públicos, eles podem pagar o consignado por anos, comprometendo boa parte do salário. A taxa de juros mensal é baixa, mas quando somada ao longo dos anos, pode transformar a dívida em um valor alto.

Para conferir as taxas de juros dos bancos e fazer uma comparação, acesse o site do Banco Central.

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo