NotíciasFinanças

Golpe do DESENROLA faz novas vítimas; saiba como se proteger

O Desenrola é um programa criado pelo Governo Federal para a renegociação de dívidas. Criminosos se aproveitam da inciativa para aplicar golpes.

O Desenrola Brasil é um programa do Governo Federal, instituído pela Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023, que visa facilitar a renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes. 

Ele entrou em vigor em julho de 2023 e já  possibilitou a milhões de brasileiros a regularização de suas pendências financeiras. Contudo, alguns criminosos estão usando o nome do programa para aplicar golpes na população. 

Golpe do DESENROLA faz novas vítimas; saiba como se proteger
Veja como se proteger do golpe do Desenrola – Foto: Jeane de Oliveira

O que é o golpe do Desenrola e como se proteger?

Criminosos estão usando o Desenrola para enganar pessoas de boa fé. Estes golpistas enviam e-mails fraudulentos, simulando o programa e utilizando premissas falsas. Assim, induzem as vítimas a enviarem dinheiro ou clicar em links suspeitos. 

O que é o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil era um programa do governo destinado a facilitar a renegociação de dívidas e baratear o crédito para pessoas físicas. 

O objetivo era ajudar os brasileiros a regularizarem suas finanças, oferecendo condições mais favoráveis para o pagamento de suas dívidas.

Contudo, o programa se encerrou no dia 20 de maio deste ano. Ou seja, não há mais como as pessoas físicas renegociarem as dívidas pelo programa – a não ser as do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

Nesse caso, os estudantes devem acessar o site do Governo para fazer o acordo. Qualquer proposta diferente disso é um golpe!

Como funcionam os golpes?

Os golpistas enviam e-mails que parecem ser oficiais, utilizando o nome e a identidade visual do Desenrola Brasil. Esses e-mails contêm links que direcionam as vítimas para sites falsos, onde são solicitadas informações pessoais e financeiras.

Eles também exploram a boa fé das pessoas, prometendo vantagens e condições especiais para a renegociação de dívidas. Muitas vezes, esses e-mails afirmam que a vítima precisa atualizar suas informações ou fazer um pagamento inicial para ter acesso ao programa.

Vale destacar que os links contidos nos e-mails fraudulentos levam a sites que imitam os sites oficiais do governo ou de instituições financeiras. 

Esses sites são projetados para coletar dados pessoais e financeiros das vítimas, que podem ser usados para roubo de identidade e outras fraudes.

Como se proteger dos golpes?

Em primeiro lugar, sempre verifique a origem dos e-mails que você recebe. Desconfie de e-mails de remetentes desconhecidos ou que contenham erros de ortografia e gramática. Programas oficiais do governo não solicitam informações pessoais por e-mail.

Lembre-se de nunca clicar em links de e-mails suspeitos. Se você receber um e-mail que parece ser do Desenrola Brasil ou de qualquer outro programa oficial, vá diretamente ao site oficial do governo ou da instituição financeira para verificar a veracidade das informações.

Como identificar um site do Governo?

Os sites do Governo sempre têm o ‘gov.br’ no final do endereço. Vale mencionar que é importante verificar a URL da página que você acessa. Repare se começa com ‘https’ e tem um ícone de cadeado na frente. 

Na dúvida, faça uma pesquisa em seu buscador e entre em contato com o órgão do governo pelos meios oficiais. 

Este é o site do Desenrola: https://desenrola.gov.br/home

Desconfie de ofertas muito boas

Se uma oferta parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é golpe. Golpistas frequentemente utilizam a promessa de vantagens incríveis para atrair suas vítimas. 

Desconfie de qualquer oferta que prometa resolver todos os seus problemas financeiros de maneira fácil e rápida. Estas dicas não valem, apenas, para o Desenrola e sim para evitar qualquer tipo de golpes na internet. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo